Degradação: 1 Biodiversidade: 0

13 out

Saiu hoje no Estadão uma matéria preocupante: o planeta perdeu 30% de sua biodiversidade em 40 anos e somente nos países tropicais houve perda de 60% da fauna e flora. Destes,  70% são espécies de água doce que desapareceram. Estes índices alarmantes foram publicados no Relatório Planeta Vivo 2010 da WWF. Fonte: http://ow.ly/2SMZA

A WWF que publica o Relatório do Planeta de dois em dois anos, aponta que se estes níveis continuarem subindo, o mundo em 2030 estará  consumindo o dobro do que há no planeta. E sugere soluções como “investimento em eficiência energética, novas tecnologias para adquirir energia com baixa emissão de carbono, adotar a política de redução de pegada de carbono e impedir a degradação florestal”. – O que também está sugerido em meu plano de governo.

Não podemos esperar que esta previsão aconteça. A bandeira do “começa com você” é um fato. Os gestores públicos e a sociedade de modo geral não tem conhecimento do valor objetivo da perda da biodiversidade. É preciso uma conscientização geral para efetivarmos as ações que podem evitar mais perdas da biodiversidade no Brasil.

Neste mês, terei o prazer de participar da COP 10, onde especialistas se reunirão em Nagoya (Japão), para discutir a preservação da biodiversidade mundial. O plano é  desenvolver  estratégias e meios para avaliar e monitorar objetivos globais  que são compartilhados entre as partes. Podemos refletir a respeito e fazer algo que definitivamente possa beneficiar nosso futuro.

É uma conclusão clichê, mas depende de cada um de nós: Está em nossas mãos.

Sem Comentários

Deixe um comentário