Observação de Baleias e a economia da Biodiversidade

30 set

Saiu hoje na Folha Turismo uma matéria sobre as baleias que visitam o litoral de Santa Catarina nos meses de outubro. Elas atravessam o Atlântico para acasalar, procriar e amamentar seus filhotes.

ONGs protetoras destes animais e empresas de turismo fazem parcerias para proporcionar a observação das baleias para turistas que são conscientizados e guiados por biólogos. Esta é uma maneira de utilizar a biodiversidade de maneira não exploratória.

O litoral do Estado de São Paulo não é rota de baleias, mas temos a Mata Atlântica: o bioma mais rico em biodiversidade do planeta. Estas espécies de fauna e flora espalhadas por toda a faixa litorânea, florestas de baixada, matas interioranas e campos de altitude, entre outros sistemas que podem  gerar renda à população paulista.

Com a criação da Política Estadual da Biodiversidade para o Estado de São Paulo, iremos proteger o bioma da Mata Atlântica (lei 11.428 de 2006); entre tantas diretrizes, criar incentivos econômicos e fiscais para estimular os proprietários de terra; implantar a Avaliação Ambiental Estratégica e o Zoneamento Ecológico Econômico; implementar a Política Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais além  desenvolver as novas linhas relacionadas ao uso econômico da biodiversidade como ecoturismo e novos produtos farmacêuticos.

Saiba mais detalhes no artigo: Baleias, turismo e economia da biodiversidade

Sem Comentários

Deixe um comentário